Tropical recebe 1ª rodada do Apertura 2014, mas Piquetemidos e Bento duelam na Floresta

Quando todos os olhares estavam voltados para a Tropical Academia neste domingo, Piquetemidos e Bento XVI se enfrentavam em um amistoso pré-temporada. A partida disputada na Quadra São Vicente, aquela da Rua São Manoel e palco do futebol csapiano entre o segundo semestre de 2002 e o primeiro de 2004, desde as 10 horas e 30 minutos e marcava a pré-estreia do uniforme alviceleste dos mais veteranos.

O histórico de confrontos entre ambos, bem curto, apontava apenas uma vitória do Esquadrão Papal por 5 a 4 no último Clausura. Na ocasião, a partida terminou com um clima de tensão devido a validação de um tento da equipe vencedora após uma cobrança de falta realizada enquanto o arqueiro Carlos Antão arrumava sua barreira.

Para o reencontro, no entanto, esse resultado já não influenciava tanto, especialmente por se tratar de uma partida amistosa. Pelo lado do Piquetemidos em especial significava uma tentativa de recolocar em ritmo de jogo atletas inativos há muito tempo, alguns desde a última atuação da equipe no Csapão. Se no primeiro semestre de 2012 a equipe promoveu um amistoso na Quadra do Vilarinho entre os antigos Piqueteam e Deztemidos que passariam a compor a nova agremiação, desta vez a intenção foi verificar como ela se comportaria contra um adversário, mais do que tradicional, bicampeão do torneio na edição 2008 do Clausura e 2009 do Apertura.

Se o tempo passa para todos, para o Bento não tem sido diferente e os alvirrubros tem sentido dificuldades para reunir seu elenco. O início do amistoso comprovou esse cenário, uma vez que o escrete contava com Marcel Romani, João Paulo Braga, o Joãozinho, Felipe Duba e um amigo da equipe e recebeu provisoriamente a cessão de Rafael Falce para defender sua meta até que chegassem Raoni Bonato, o JoeJoe, e Rodolfo Pena. Estiveram ausentes do certame os principais nomes da equipe na última temporada, Felipe Melo e Pedro Marinho, o Pedrinho, sem citar o craque Ian Prates, sexto maior artilheiro do Csapão desde 2005 e autor de 127 tentos desde então.

Pelo lado do Piquetemidos também havia desfalques importantes, como o guardarredes Carlos Antão, em disputa de corrida de rua na capital mineira, e Diego Vettori, com paradeiro ignorado, mas os demais integrantes da equipe estavam presentes, o que possibilitou o teste da formação que buscará uma posição melhor que o 6º lugar do Apertura 2013 e o 8º do Clausura 2013 e, consequentemente, avançar às semi-finais. Para isso, a equipe iniciou com o fixo Otávio improvisado no gol, Rodrigo Diniz e Felipe Amado na defesa e Thiago RC Cançado e Luís Rauen à frente, com Leonardo na suplência, acompanhado posteriormente por Fabrício Salum e Rafael Falce.

E na hora do vamos ver

Quando a bola rolou o que se viu foi melhor do que se esperaria de conjuntos que se conheciam bem, mas que não se encontravam há um certo tempo. Como se sabe, entrosamento é indispensável e deve ser fortalecido constantemente, porém há uma memória coletiva que auxilia a sua retomada mais rápido. Esse raciocínio, no entanto, não prevaleceu desde o início do cotejo se avaliarmos pelo placar inicial. Isso porque, embora tivesse mais posse de bola e criasse mais chances, os alvicelestes não conseguiam converter suas oportunidades e, com isso, acabarem permitindo a maior eficiência do adversário. Primeiro com a chance que Joãozinho teve de converter e acabou chutando sem marcação na trave, mas que sobrou para Duba só escorar e abrir o marcador. E depois com o clarão que surgiu na defesa da equipe veterana e que permitiu ao mesmo atleta fazer valer sua camiseta com o nome do volante alemão do Bayern, Bastian Schweinsteiger, e finalizar da intermediária de ataque para ampliar.

Daí em diante, entretanto, os Piquetemidos promoveram a primeira substituição, com a entrada de Leonardo, e buscaram avançar mais e diminuir a desvantagem. E conseguiram mais que isso, virando o marcador com um gol de RC em chuta de fora da área no canto superior direito do arqueiro papal e com quatro gols do camisa 14, Leonardo, ainda que as novas camisas não tenham sido numeradas até o momento. Os tentos do avante alviceleste foram anotadas em sua maioria em tiros disparados de fora da área e não raro atingindo o ângulo das redes oponentes.

Após a blitz promovida nesse período de partida, observou-se um certo equilíbrio, principalmente pela entrada de Rodolfo e Joe Joe, este por sua capacidade de tabela em espaços curtos e por facilitar a saída de jogo de seus companheiros. Com o uso desse recurso, o Bento conseguiu diminuir a desvantagem até o 6 a 5 e fazer vir a memória sua fama de Boca das Gerais, que lhe acompanha por muitos anos.

A esperança não durou tanto tempo e a agremiação formada por atletas do X ao XIV Csaps voltou a imprimir um ritmo forte e criar inúmeras chances para ampliar o marcador. E, não desperdiçando esse lances, começou a construir um atropelamento inesperado a ponto de chegar a uma vantagem de 7 gols e levar ao placar de 12 a 5.

Talvez essa ‘gordura’ os tenha feito naturalmente relaxar, o que acabou produzindo uma desconcentração na marcação e contribuindo para que Marcel Romani, a Bomba de Nova Lima, aproveitasse seu potente chute e a distância oferecida pelo sistema defensivo adversário para desferir disparos consecutivos e balançar as redes rivais. Foi assim em quatro oportunidades e começou a preocupar o Piquetemidos, a ponto de adiantar o arqueiro Otávio para atuar como goleiro-linha e diminuir o espaço concedido ao Esquadrão Papal. Mesmo que tendo pouco tempo para isso, a alternativa se mostrou uma solução que poderá ser repetida em outras oportunidades.

O placar final foi 12 a 9 para o Piquetemidos e pode-se destacar o razoável preparo físico da equipe, melhor do que em outros inícios de temporada, os seis gols de Leonardo e os três de RC. Dessa vez o experiente Rauen só anotou uma vez, mas buscou finalizar sempre que possível e, em breve, deve retomar sua habitual precisão. Rodrigo Diniz, Felipe Amado e Fabrício Salum mostraram que a saída de bola está bem mais rápida e mais segura, devendo apenas ser evitadas as eventuais ligações diretas. Já Rafael Falce deu mostras que, no decorrer do torneio, poderá retomar sua agilidade para demonstrar sua tradicional habilidade. No gol, Otávio mostrou sua disposição em colaborar, mesmo não sendo arqueiro de ofício, e sua capacidade de sair para fechar o ângulo e evitou inúmeras finalizações a gol, ainda que tenha sofrido alguns tentos em chutes de longa distância.

Na próxima semana, a 2ª rodada do Apertura 2014 reservará a estreia para as duas equipes, com os Piquetemidos enfrentando o XXVIduzir ao meio-dia e o Bento XVI encarando o Trinidad e TeuBago no mesmo horário. Agora é esperar para ver como essas tradicionais equipes se apresentarão no torneio.

This entry was posted in Csapão Apertura 2014. Bookmark the permalink.

Leave a comment